Notícias
Sinduscon Passo Fundo e Região apresenta para parceiros projeto da Escola da Construção Civil
Data: 18 de outubro de 2025

O evento reuniu autoridades e empresas parceiras para agradecer aos patrocinadores da Construimóveis 2025 e apresentar o projeto que vai transformar a qualificação da mão de obra no setor.
Uma noite de celebração, reconhecimento e futuro marcou a última quarta-feira (15), quando o SINDUSCON Passo Fundo e Região reuniu empresas parceiras, autoridades e representantes do setor para apresentar o projeto da Escola da Construção Civil, que será erguida junto à sede administrativa da entidade.
O evento contou com a presença do prefeito municipal Pedro Almeida e foi também um momento de agradecimento aos patrocinadores da Construimóveis 2025 – Banrisul, Prefeitura de Passo Fundo, JR Cimento, UPF, Amanco Wavin, Andreetta e TK Elevator, que foram homenageados pela parceria e pelo apoio ao fortalecimento do setor.
O momento da apresentação do projeto foi conduzido pelo representante do Conselho Superior do SINDUSCON, formado pelos ex-presidentes, e na oportunidade representados pelo empresário Eduardo Mattevi, que destacou a participação do arquiteto Ricardo Langaro na elaboração do projeto da escola e ainda, anunciou a colaboração do também arquiteto Nino Machado, que contribuirá com a criação de um totem simbólico, como um marco permanente de reconhecimento aos parceiros que acreditam no desenvolvimento da construção civil e no papel transformador da educação.
Para Mattevi, o encontro simboliza a união de esforços em torno de uma causa maior. “A entidade sempre teve em seu DNA a valorização das pessoas e do conhecimento técnico. Esta escola representa a continuidade dessa visão, como um espaço que nasce para preparar profissionais e fortalecer o setor com qualificação e oportunidades”, afirmou.
Durante sua fala, o arquiteto Ricardo Langaro apresentou os detalhes da proposta e ressaltou o propósito da iniciativa. “A Escola da Construção Civil nasce com o objetivo de formar e qualificar profissionais, criando um espaço de aprendizado contínuo que vai impactar diretamente a qualidade da mão de obra regional”, destacou.
O presidente do SINDUSCON Passo Fundo e Região, Cristiano Basso, reforçou o caráter coletivo da ação. “Essa é uma iniciativa que une o setor em torno de um propósito comum: valorizar o conhecimento, preparar novas gerações e fortalecer o futuro da construção civil em nossa região”, pontuou.
O prefeito Pedro Almeida ressaltou o papel estratégico da parceria entre o poder público e as entidades de classe. “O sindicato tem sido um exemplo de atuação propositiva e de compromisso com o desenvolvimento de Passo Fundo. Projetos como este refletem a força de quem acredita no crescimento com qualificação e responsabilidade”, afirmou.
A Escola da Construção Civil é mais do que um projeto físico, é um investimento em pessoas, em conhecimento e em desenvolvimento regional. Um passo concreto para transformar o potencial da construção civil em novas oportunidades para toda a comunidade do norte do Estado.
Conheça quem são os parceiros da escola:
*Prefeitura de Passo Fundo;
*Ricardo Langaro - arquiteto;
*Nino Machado - arquiteto;
*Lucas Bonfante - Domun Tecnologia;
*Maigregor Baruffi - Reva Mobiliário;
*Elizandro Basso - Supertex Concreto;
*Eduardo Buffon - Auster Eng. Climatização;
*Ailson Barbisan - Projeto hidráulico e sanitário;
*Vicente Sochan & Associados - Projeto Estrutural;
*Luizmar Lopes Júnior - Projeto e execução das fundações;
*Roberto Andreetta - JR Cimento;
*Emerson Benvegnú da Rosa - Projeto elétrico;
*Daniel Schneider - Kresil Tintas;
*Tiago Gehlen - Mônaco Esquadrias de PVC;
*Felipe Veronez - Extinbrasil projeto PPCi.