Notícias
SINDUSCON anuncia construção da Escola da Construção Civil em Passo Fundo
Data: 26 de agosto de 2025

SINDUSCON anuncia construção da Escola da Construção Civil em Passo Fundo
Escola terá estrutura completa para atender a demanda de toda a região norte do Estado.
O Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Passo Fundo e Região – SINDUSCON, anuncia um importante passo para a qualificação da mão de obra e o fortalecimento do setor: a construção da Escola da Construção Civil. O empreendimento será edificado junto à sede administrativa da entidade, em uma área de 5 mil metros quadrados, localizada em Passo Fundo (RS).
Com projeto arquitetônico assinado pelo escritório Langaro Arquitetura, a escola foi pensada para atender múltiplas funções e oferecer um ambiente moderno e completo para formação técnica e profissional. Entre os espaços previstos estão: salas de aula, direção, secretaria, enfermaria, sala dos professores, vestiários, laboratórios, copa, almoxarifado, área de lazer e um espaço múltiplo para atividades diversas.
Outro destaque do projeto é a previsão para expansão vertical, permitindo a ampliação futura da escola com a construção de novos andares, conforme a demanda e o crescimento das atividades educacionais.
📦 Certificação energética
O SINDUSCON pretende buscar a certificação energética para a nova escola, que já nasce com conceitos sustentáveis em sua concepção. A edificação contará com:
• Excelente posição solar
• Ventilação cruzada em todos os ambientes
• Iluminação natural controlada
• Cobertura com isolamento térmico
• Sistema de captação de água da chuva com reservatório de 60 mil litros
• Previsão para instalação de placas fotovoltaicas e placas para aquecimento solar da água de consumo
O projeto foi apresentado na tarde de quarta-feira (06) ao prefeito de Passo Fundo Pedro Almeida, pelo arquiteto responsável Ricardo Langaro. A reunião contou ainda com a presença do procurador-geral do município Giovani Corralo, do secretário de Educação, Adriano Teixeira, e do secretário de Desenvolvimento, Giezi Schneider.
Representando o SINDUSCON, participaram do encontro o presidente Cristiano Basso, e os diretores Eduardo Mattevi, Roberta Leal e Sandra Zornita.
Com essa iniciativa, o SINDUSCON reafirma seu compromisso com o desenvolvimento regional, a inovação no setor da construção e a formação de profissionais qualificados, alinhados às exigências do mercado e às práticas sustentáveis. A escola da construção civil começará a ser construída em breve, com previsão de término para o fim de 2026.