SINDUSCON Passo Fundo e Região inaugura sua nova sede no Bairro Cidade Nova
Entidade homenageou Eduardo Mattevi, fundador e 1º presidente
Foi uma noite de gala para simbolizar a trajetória vitoriosa do sindicato patronal da construção civil no norte do estado. A quinta-feira (11) reuniu diretores, ex-presidentes, associados, autoridades e convidados, que foram até o bairro Cidade Nova para prestigiar a inauguração da nova sede do SINDUSCON – Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Passo Fundo e Região.
A entidade, na sua trajetória de 43 anos, comemorada em março, deixou de ser um sindicato patronal relevante na região, para mudar de patamar e, a partir de agora, se tornar um dos mais importantes sindicatos do Rio Grande do Sul e do Brasil.
A emoção foi a tônica da noite festiva. O evento celebrou os anos de trabalho árduo e dedicação de muitos, para a efetivação do novo prédio.
“Momento histórico para a entidade e também para Passo Fundo. Reunimos os ex-presidentes, associados e parceiros, para celebrar essa conquista de Todos! Meu sincero agradecimento as pessoas que participaram de alguma forma, para que conseguíssemos realizar essa grandiosa obra. Esta edificação é uma marca, um símbolo de empenho de várias gerações trabalhadoras no setor da Construção Civil e do Mobiliário da cidade e da nossa região.” Destacou o atual presidente da entidade, Cristiano Basso.
Um pouco da história
O SINDUSCON nasceu no início dos anos 1980. Nesta época, o mundo vivia a guerra fria entre americanos e soviéticos e aqui no Brasil, não alheio a isso, o país também enfrentava seus problemas.
Em Passo Fundo, no norte gaúcho, a cidade começava a demonstrar a necessidade de ser forte no mercado da indústria da construção. Para isso acontecer, foi criada a Comissão Pró-Associação das Empresas na Construção e Mobiliário de Passo Fundo. Uma organização que viria a ser o embrião do que hoje é o SINDUSCON.
Mas, normalmente, tudo o que se torna grande e perpétuo é gerado com muita dificuldade. E no caso do SINDUSCON, não foi diferente.
A primeira reunião foi marcada em 24 de novembro de 1980 para analisar a atual situação dos financiamentos novos e usados em Passo Fundo pela Caixa Econômica Federal, agência local.
Neste primeiro encontro compareceram apenas três pessoas: Gilson Grazziotin, presidente da CICASP – Câmara da Indústria, Comércio, Agropecuária e Serviços de Passo Fundo, César Raimundo Bilibio, secretário da entidade e Eduardo Mattevi, diretor da CICASP e empresário da construção civil.
A ausência da classe empresarial despertou em Eduardo Mattevi o sentimento de indignação com o momento e reforçou, ainda mais, a vontade de criar um sindicato patronal na cidade.
Após 23 dias desta primeira reunião, em 17 de dezembro de 1980, também na sede da CICASP, a Comissão Pró-Associação se reuniu para dar andamento aos primeiros trabalhos na agilização da criação da referida associação.
Neste momento marcante e acreditando na ideia de criação de uma entidade de classe forte na cidade, compareceram: Eduardo Mattevi, César Raimundo Bilibio, advogado Nilo Ganzer, assessor nos primeiros trabalhos para a criação da associação e os empresários Bemhur Ruas, Isaias Bacaltchuk, Pedro Valdir Formighieri, Ubirajara Vasconcellos Morsch, Sidney Melnick e Hélio Souza Mattos.
Em 22 de julho de 1981 foi criada a Associação das Empresas da Construção e Mobiliário de Passo Fundo.
Por cinco anos, de 1981 a 1986, com a participação do advogado José de Mello Freitas, vários embates políticos foram realizados contra o Governo Federal para consolidar a ideia de um sindicato patronal em Passo Fundo.
Após inúmeras viagens a Brasília, Capital Federal, muitos encontros com lideranças sindicais em Porto Alegre, além de articulações políticas com as principais forças da época e até mesmo, algumas humilhações, foi conquistada em 21 de março de 1986, na época, Passo Fundo com pouco mais de 80 mil habitantes, a carta sindical do Ministério do Trabalho pelo então ministro Almir Pazzianotto Pinto.
No mesmo mês, o recém presidente eleito do SINDUSCON, Eduardo Mattevi, foi em busca de espaço político na Fiergs – Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul.
Três meses após a criação do sindicato, Mattevi era eleito diretor em Porto Alegre. Porém, a eleição foi contestada na época pela Justiça Federal que alegou o prazo de criação do SINDUSCON ser inferior a seis meses e por isso, irregular para os critérios dos oponentes. Esse fato virou manchete no jornal Zero Hora na edição de 16 de julho de 1986. A decisão judicial foi revogada em menos de 24 horas e o diretor cumpriu mandato até 1989.
As Mostras da Construção e do Mobiliário
Em setembro de 1987 o SINDUSCON de forma ousada promove, organiza e executa, a 1ª Mostra da Indústria Moveleira de Passo Fundo. O evento aconteceu no 3º andar da Caixa Econômica Federal na Agência General Canabarro.
A mostra fez tanto sucesso que dois anos depois, de 14 a 23 de abril, também na Caixa Econômica Federal, foi realizada a 2ª Mostra da Indústria Moveleira e 1ª Mostra da Construção Civil.
As mostras da indústria moveleira e da construção civil foram o embrião do que hoje é o maior evento do setor da indústria da construção da região norte do estado: a Construimóveis!
A extensão de base
Uma caminhada que alcançou reconhecimento em 2017, quando da entrega de uma nova carta sindical ao presidente da época, Plínio Humberto Donassolo, ampliando a extensão de base do sindicato de um para 30 municípios, dentre eles: Marau, Sarandi, Carazinho e Getúlio Vargas. Cidades importantes economicamente e que dão base estrutural a força exercida pelo SINDUSCON.
A união faz a força
Ao longo destas mais de quatro décadas, empresários dedicaram o seu tempo e a sua energia para comandar o SINDUSCON. Alguns em mandatos de dois anos, outros por mais tempo, mas todos, entregaram suas expertises e conhecimentos pelo bem comum.
Hoje, o sindicato está no seu 12º presidente. Confira a relação: Eduardo Mattevi; Sidnei Melnick; Ubirajara Vasconcellos Morsh; Ulisses Galileu Giacomini; Péricles Martins Pinto; Sérgio Luiz Montipó; Luiz Antônio Giacomini; Marco Antônio Benvegnu Lima; Emerson Benvegnu da Rosa; Plínio Humberto Donassolo; Leonardo Gehlen; e o atual presidente Cristiano Basso.
Foi no mandato de Emerson Benvegnu da Rosa, em 2010, que as bases para a construção da nova sede do SINDUSCON foram lançadas. A obra teve início em julho de 2011 com os presidentes e suas diretorias engajadas para finalizá-la e realizar a tão desejada mudança para a nova sede.
Dez anos após o início da construção, em maio de 2021, a nova sede foi finalizada com a mudança do sindicato para o bairro Cidade Nova em Passo Fundo. Este importante passo foi dado na gestão do associado Leonardo Gehlen.
Em 2022, com a gestão do atual presidente Cristiano Basso, a entidade consolidou a mudança recentemente ocorrida, saindo da rua Capitão Eleutério e de uma sala de 200 m2, para um edifício de 11 andares e mais de 4 mil m2 de área, fortalecendo as bases do sindicato na nova casa e consolidando o maior, se não, o mais importante objetivo: fazer o prédio acontecer, literalmente.
A gestão de Cristiano Basso caminha para fechar quatro anos de mandato em 2026. Atualmente, são 7 andares locados, 2 salas térreas também ocupadas e 2 andares administrativos finalizados para o atendimento de seus associados. Além disso, está em andamento a execução do estacionamento rotativo no pátio junto à entidade, além de outros projetos que o SINDUSCON planeja executar para o bem comum da população passofundense.
A inauguração da nova sede
Agora, após uma década de trabalhos intensos a entidade finaliza seu maior projeto ao longo da história que é a construção de sua nova sede.
Com 11 andares, 2 salas administrativas, 2 elevadores, amplo estacionamento, 7 andares locados, além de outras 2 lojas já ocupadas no térreo, tudo em uma estrutura que engloba clínicas de odontologia, desenvolvimento humano, indústria de implementos agrícolas, seguradora, consórcio, imobiliária, construtora, cooperativa de crédito e loja de acabamentos.
Na noite festiva de inauguração, muitas homenagens marcaram o evento.
Primeiro, com a honraria entregue aos beneméritos do sindicato: Renato Severo de Miranda da Bolsa Construtora, que vendeu o terreno para a entidade pelo valor monetário de R$ 1,00, a Edson Finger, que cedeu os móveis para os dois andares administrativos, Daniel Schneider das tintas kresil, que pintou a edificação nestes anos todos e mais de uma vez e ao empresário Lauro Galdino, na época LGTech, hoje, Tes Elevadores do Brasil, que doou os dois elevadores da edificação.
Foram lembrados ainda os profissionais das áreas da arquitetura, engenharia, fundações e solos, elétrico, hidrossanitário e PPCI, segurança do trabalho, execução e fiscalização da obra. Cada uma destas pessoas que ao longo de uma década dedicaram tempo e energia para ajudar no andamento da obra, receberam um troféu com a réplica da edificação que ajudaram a construir.
Reconhecimento também a cada um dos ex-presidentes que ajudaram na construção do SINDUSCON Passo Fundo e Região. Alguns em mandatos de dois anos, outro por mais tempo, mas todos, entregando sua expertise e energia para o sindicato crescer e se desenvolver.
O momento mais esperado da noite foi o descerramento da placa e a divulgação para os presentes e a comunidade do nome da Edificação. Para este ato, o atual presidente Cristiano Basso contou com a participação do homenageado Eduardo Mattevi.
Ao ver e saber da homenagem, com o seu nome no edifício que tanto lutou para fazer acontecer, Mattevi veio as lágrimas. “É uma noite que levarei para sempre na minha memória e meu coração. Estou muito feliz pela lembrança, o carinho e por constatar hoje, os resultados de todos os esforços realizados lá atrás”. Disse, emocionado.
A nova sede leva o nome de Edifício Eduardo Mattevi, em homenagem ao fundador e 1º presidente da entidade.
“A entidade nasceu e caminha com um norte, que seguimos e difundimos a todos aqui dentro, que é o lema do escritor francês Alexandre Dumas, do clássico Os três mosqueteiros de 1844 e que diz: um por todos e todos por um! É nisso que acreditamos e trabalhamos. Temos nossos empreendimentos, cada um dirige sua empresa da maneira que acha melhor, mas aqui dentro, é o coletivo, a cooperação, o pensamento de união que nos faz seguir em frente”.
Na placa de inauguração está escrito:
Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário
de Passo Fundo e Região, iniciado em 1981, representando a classe da indústria da construção e do mobiliário, pelo esforço e dedicação de seus presidentes, diretores e associados,
entrega a comunidade passo-fundense a sede
SINDUSCON Passo Fundo e Região, intitulada,
EDIFÍCIO EDUARDO MATTEVI
em homenagem ao seu fundador e primeiro Presidente da entidade.
Projeto Arquitetônico
Ricardo Lângaro e Lusberto Portillo
Área Construída: 4.058,84m2
Início da obra: julho de 2011
Término da obra: maio de 2021
Inauguração: 11 de julho de 2024
A noite especial contou com mais surpresas. Numa parceria entre prefeitura municipal e SINDUSCON Passo Fundo e Região, será construído nos fundos da nova sede, ao lado do estacionamento, um espaço para qualificação de mão de obra para a construção civil. É a ESCOLA DAS PROFISSÕES. Uma edificação que começará a sair do papel em breve e contará com espaços para o desenvolvimento profissional e humano dos futuros trabalhadores do setor. A escola, irá contar com salas temáticas aliando tecnologia e a expertise dos profissionais da construção civil.
E surpreendendo a todos, Mattevi pegou o microfone e comunicou que a escola acabara de ganhar o concreto para a construção, o que automaticamente ganhou força, com um representante de cada segmento seguindo o exemplo e fazendo a sua doação, tudo ali, naquele momento. Profissionais de setores como projeto arquitetônico, elétrico, hidrossanitário, fundações, concreto, mobiliário, esquadrias, automação e tintas, comprometeram-se em ajudar. A euforia foi geral.
Aproveitando, o presidente do sindicato Cristiano Basso ressaltou a iniciativa dos colaboradores que abraçaram essa ideia e lembrou da coesão que existe dentro da entidade. “Muitos que entraram agora nesse projeto da Escola das Profissões, são parceiros de outras iniciativas do SINDUSCON e essa sede é um exemplo. Porém, é importante lembrar que temos parceiros em outras demandas do sindicato e a cada um, estes e os demais, o nosso muito obrigado.” Destacou Cristiano.
João Pedro Nunes, vice-prefeito de Passo Fundo, representando o Executivo Municipal, salientou a importância do SINDUSCON para a cidade e a região e destacou a virada de chave que a entidade faz a partir de agora. “Essa inauguração, aliada ao mais novo projeto que é a Escola das Profissões, é um marco para toda a comunidade passofundense