SINDUSCON Passo Fundo e Região comemora 43 anos de atuação no norte gaúcho
Ao todo são 30 municípios, dentre eles: Marau, Sarandi, Carazinho e Getúlio Vargas, que fazem parte da extensão de base da entidade
Foi no distante ano de 1981, através da criação de uma associação de empresários da construção civil, liderados pelo empresário Eduardo Mattevi (idealizador e 1º presidente), que nascia o embrião do que viria a se tornar, um dos mais importantes sindicatos patronais do Estado. Cinco anos depois, em 21 de março de 1986, surgia em Passo Fundo, no norte do RS, o SINDUSCON, Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Passo Fundo e Região.
O trabalho ao longo das décadas, com ações realizadas em parceria com o Poder Público, Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), entidades de classe parceiras e empresários do setor, marcou a trajetória do SINDUSCON junto à comunidade regional.
Uma caminhada que alcançou notório reconhecimento em 2017, quando da entrega de uma nova carta sindical, ampliando a extensão de base do sindicato de um, para agora, 30 municípios, dentre eles: Marau, Sarandi, Carazinho e Getúlio Vargas. Cidades importantes economicamente e que dão base estrutural a força exercida pelo SINDUSCON.
Em 2021, a entidade realizou em definitivo, a transferência da antiga sede na rua Capitão Eleutério, para uma nova estrutura, mais moderna, ampla, bonita, tecnológica, e com o status de ser a maior sede própria de SINDUSCONs do Brasil.
Atualmente, a nova sede de mais de de 4 mil metros quadrados e distribuídos em 11 andares, possui sete (7) salas já locadas e com diferentes empreendimentos. O prédio do SINDUSCON conta com loja de decoração, construtora e incorporadora, clínicas de saúde e uma agência bancária que estará em funcionamento já no início do mês de abril.
Estas são situações que colocam o sindicato em um outro nível dentro da categoria sindical nacional e deixam para a região de Passo Fundo, o legado de uma entidade diferenciada e que serve de exemplo como estrutura coletiva e corporativa, que tem a capacidade de deixar de lado os interesses comuns de seus associados, em troca dos objetivos coletivistas do 3º setor que representam, no caso, a construção civil e o moveleiro.
“É um orgulho para mim como presidente estar a frente de uma entidade que chega ao seus 43 anos de história, em uma trajetória fantástica de todos os presidentes. Estamos agora em momento novo, importante para Passo Fundo e com uma grande sede no Bairro Cidade Nova. Destaco a notoriedade do SINDUSCON junto ao desenvolvimento de Passo Fundo, porque mostra a representatividade da cadeia da construção civil e o que isso desempenha no desenvolvimento da cidade. Somos hoje o 3º polo de construção do RS e o sindicato é muito importante nesse crescimento, o que ressalta seu protagonismo. Estou muito satisfeito de estar a frente de uma entidade que representa muito para nosso município e região.” Salienta Cristiano Basso, presidente do SINDUSCON Passo Fundo e Região.
CONSTRUIMÓVEIS 2024
Em setembro, o SINDUSCON Passo Fundo e Região irá realizar a CONSTRUIMÓVEIS, importante feira do segmento no norte gaúcho.
A feira já está sendo planejada e as primeiras ações comerciais estão sendo preparadas para o início de abril.
O evento de negócios será realizado novamente no Salão de Eventos do Bourbon Shopping em Passo Fundo, em uma área de 2 mil m2.