Escola das Profissões da Construção Civil
Prefeitura e direção do SINDUSCON alinham os trâmites para a construção da escola
A reunião realizada na sede do SINDUSCON Passo Fundo e Região, na Av. Dr. Álvaro Severo de Miranda, 1066, no bairro Cidade Nova, na tarde de quarta-feira (24), contou com a participação do prefeito de Passo Fundo Pedro Almeida, o procurador do município Adolfo Freitas, secretário de Desenvolvimento Econômico Diorges de Oliveira e o secretário de Planejamento Estratégico Giezi Schneider, além do presidente do sindicato Cristiano Basso e demais membros da diretoria.
Cristiano Basso agradeceu a comitiva da prefeitura pela estreita relação do Executivo com o setor da construção civil e por acreditar na força econômica da categoria. “Nosso setor é primordial para o desenvolvimento econômico da região, por gerarmos emprego, renda e ajudarmos o crescimento de nosso país,” disse Cristiano.
Na reunião foi apresentada a campanha “Vem Construir Seu Futuro na Construção Civil”.
Desenvolvida pela agência GAV, a iniciativa tem a participação do sindicato, com a prefeitura municipal e Senai. A campanha terá evento de lançamento para associados e imprensa nos próximos dias com peças publicitárias para tv, rádio, jornal e portais na internet.
“A nossa maior dificuldade é a questão da idade, pois a média de idade dos profissionais da construção civil no Brasil já passa dos 40 anos, com isso, nossos colaboradores chegam aos 55 anos e já estão pensando em parar. A diversidade na oferta de empregos afastam o jovem da construção, mistificada por um serviço braçal e pesado, muito pelo método construtivo artesanal que temos hoje no Brasil, diferente do que conhecemos em outras partes do mundo. Daí parte a necessidade de introduzir a tecnologia, utilizando menos serviços de alvenarias, rebocos e carpintarias, com menos trabalho braçal e quem sabe, com a utilização de tecnologias construtivas mais industrializadas, como placas cimenticias, light steel frame (drywall), mais uso de vidros, e assim, com uma dinâmica melhor nos processos, vamos atingir a tão desejada industrialização. Esse é o caminho,” afirmou Cristiano.
A empresária Sandra Zornita, diretora de Relações do Trabalho do SINDUSCON, destacou a necessidade urgente da implantação da campanha de profissionalização da construção civil.
“A Escola das Profissões é irreversível. E é um programa que deve ter o protagonismo do nosso setor, por óbvio, e que tenha como base, uma crescente metodologia de implementação tecnológica. Esse é o objetivo de ensino e proposta educativa que a escola precisa tomar. Mais que aprender a “sentar” tijolo, é necessário o jovem aprender sobre as inúmeras possibilidades na área da inovação que o setor oferece,” destaca Sandra.
Para Eduardo Mattevi, empresário com grande experiência dentro do mercado corporativo, a escola precisa ser inovadora e atrativa. “A Escola das Profissões necessita ter um sistema dinâmico de ensino, com muita prática, horários alternados, bolsa de estudos para essa qualificação e com encaminhamento para o primeiro emprego. Acredito que teremos que seguir por um caminho assim, para atrairmos os jovens trabalhadores,” disse Mattevi.
O procurador do município Adolfo Freitas destacou que o sindicato já sinalizou o pedido. “Com o processo que já está em andamento, a prefeitura já está fazendo os estudos necessários para a realização da concessão. Vamos trabalhar para fazer isso sair do papel porque é uma necessidade urgente de um importante setor da nossa economia,” disse Freitas.
A direção do SINDUSCON aproveitou o encontro para entregar através do presidente Cristiano Basso, pelas mãos do fundador e 1º presidente do sindicato Eduardo Mattevi, uma réplica da nova sede recentemente inaugurada para o prefeito Pedro Almeida, que agradeceu o carinho.
“Quero agradecer pela lembrança da entidade, fico feliz pela proximidade que construímos ao longo dos anos. Agradeço ao Mattevi, ao Cristiano e as justas homenagens feitas ao fundador do sindicato e a essa direção que acredita na cidade e na potencialidade que o norte gaúcho tem,” saliente Pedro Almeida.