Publicado em 4 de novembro de 2021

É hora de união!
SINDUSCON e prefeitura de Passo Fundo se reúnem para tratar sobre o Lauro Kortz

A hora é de unir forças por um objetivo maior! Foi com essa tônica que estiveram reunidos na tarde de sexta-feira (29/10), a convite do prefeito Pedro Almeida, os diretores do SINDUSCON Passo Fundo e Região, Leonardo Gehlen (presidente da entidade), o empresário Luiz Giacomini (diretor) e o empresário associado Tiago Bernardes. Também participou do encontro o Procurador-Geral do município Adolfo Freitas e o secretário de Gestão Dailon Barp. Na pauta: o andamento dos trâmites finais para a entrega do Aeroporto Regional Lauro Kortz.

De acordo com Pedro Almeida, “ainda é necessário enfrentar demandas burocráticas para finalmente entregar o aeroporto à comunidade. Questões como a dificuldade de entendimento entre diferentes órgãos estatais e detalhes burocráticos são alguns dos entraves que enfrentamos”, destacou o prefeito.

Por iniciativa do Executivo Municipal, prefeito, secretários, acompanhados do deputado estadual Mateus Wesp, participaram de agendas na Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e no Comando da Aeronáutica. As reuniões aconteceram no dia 20/10 e foram importantes porque os órgãos deram orientações a respeito dos próximos passos para a volta da operação da pista, sendo que além da SAC e da ANAC, esse tema também passa pelo aval da Aeronáutica.

Além destas reuniões, na outra semana, dia 26, o prefeito participou de uma agenda com o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA) que fica sediado em Curitiba. No encontro trataram sobre a aferição dos equipamentos e instrumentos instalados na pista do aeroporto para a trafegabilidade e a segurança aérea.

O presidente do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Passo Fundo e Região, Leonardo Gehlen, salientou a necessidade de se ter na grande região que envolve a cidade de Passo Fundo um aeroporto em bom estado e funcionando o mais breve possível. Destacou ainda a iniciativa da prefeitura em assumir as rédeas de uma ação que não cabe a ela diretamente, porque o Lauro Kortz é do Estado, “aproveito para parabenizar o Executivo Municipal pela postura destacada em pressionar as autoridades estaduais e também federais, para que agilizem a entrega do nosso aeroporto”, disse Leonardo.

Os órgãos e agências envolvidas com a liberação do aeroporto de Passo Fundo são seis ao todo, o que justifica de certo modo a demora para avaliações, laudos, vistorias e tudo mais que envolve o processo.

A previsão de término da obra do novo aeroporto completo, com o novo terminal é para fevereiro de 2022. Atualmente atuam no Lauro Kortz duas companhias aéreas: Azul e Gol. A perspectiva de ambas é de atender 300 mil passageiros ano, o que significa 25 mil por mês, mais de 800 por dia. Com a nova estrutura de pista e terminal o aeroporto vai passar a operar com aeronaves maiores e consequentemente mais capacidade de passageiros. A ideia é a região ter cinco voos diários, um para Porto Alegre, três para São Paulo (Campinas e Capital) e mais um para Florianópolis (na época da temporada/verão).

Grupo de trabalho

A prefeitura de Passo Fundo está contando desde a metade do mês de outubro com um grupo de trabalho que acompanha a tramitação das etapas restantes do processo de liberação da pista para pousos e decolagens do Aeroporto Regional Lauro Kortz. A portaria determina o envolvimento das secretarias de Gestão, Planejamento, Obras e Desenvolvimento Econômico, além da Procuradoria-Geral do Município (PGM). Além dos secretários Dailon Barp, Giezi Schneider, Rubens Astolfi, Diorges Oliveira e Adolfo de Freitas, responsáveis pelas pastas de Gestão, Planejamento, Obras, Desenvolvimento Econômico e da PGM respectivamente.

O SINDUSCON Passo Fundo e Região acompanha de perto o trabalho do grupo da prefeitura pela liberação do Aeroporto Regional Lauro Kortz e se coloca à disposição para ajudar naquilo que estiver ao alcance da entidade.

Galeria de Imagens da Notícia