Publicado em 3 de maio de 2022

Diretores do SINDUSCON se reúnem com o Executivo Municipal
Na pauta: plano diretor, escola das profissões, Construimóveis e aprovação de projetos

Na tarde de segunda-feira (02) o presidente eleito do SINDUSCON Passo Fundo e Região, Cristiano Basso, acompanhado do ex-presidente e agora vice-presidente Incorporador Leonardo Gehlen, esteve reunido com o prefeito de Passo Fundo Pedro Almeida, mais o procurador geral do município Adolfo de Freitas, secretário de Desenvolvimento Econômico Diorges Oliveira e o secretário de Obras Rubens Astolfi, para uma conversa sobre algumas pautas que estão sendo desenvolvidas desde 2020 e que agora através da nova gestão do sindicato, ganham continuidade para seus devidos desdobramentos.

Nos últimos anos a direção do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Passo Fundo e Região vem trabalhando através de comissões de membros do poder público e da sociedade civil, dentre eles o SINDUSCON, na confecção do novo Plano Diretor do município. Trabalho que deverá ser finalizado este ano para então entrar em vigor e seguir pelas próximas duas décadas na cidade. O plano irá ajudar na formatação urbana, com áreas de zoneamento mais bem distribuídas e melhor planejamento urbanístico.

Este ano a entidade irá realizar mais uma edição da feira da construção civil – Construimóveis, com a participação de empresas regionais do setor da construção e moveleiro distribuídos em 50 espaços nos 2 mil m² do Salão de Eventos do Bourbon Shopping. “A mostra é tradicional e é um importante mecanismo de impulsionamento econômico aqui na região. Este ano a entidade projeta um volume de mais de R$ 150 milhões em negócios. Vamos ter aproximadamente 14 lançamentos de imóveis de grande porte e facilidades de financiamento imobiliário através da Caixa Federal.” Destacou o coordenador da feira Leonardo Gehlen.

A aprovação de projetos habitacionais do município foi outro ponto abordado pelos diretores que ressaltaram a iniciativa em estabelecer esse trabalho que contribui e muito na agilidade dos projetos, especialmente nas moradias de pequeno e médio porte. Com a digitalização dos serviços, projetos que demoravam meses para serem aprovados, agora são liberados em poucos dias.

Sobre a escola de profissões, Cristiano Basso, presidente do SINDUSCON, destacou que este é um assunto que permeia as reuniões da entidade há um bom tempo. “Profissões como carpinteiro, pedreiro e ceramistas são alguns exemplos da carência que a indústria enfrenta no município. E fortalecer o setor por meio da qualificação da mão de obra dos nossos colaboradores é uma saída inteligente, que vem sendo adotada pelo mundo e que felizmente Passo Fundo não está ficando pra trás.”

Galeria de Imagens da Notícia