Publicado em 20 de fevereiro de 2025

Centro de Profissionalização da Mão de Obra da Construção Civil será construído em Passo Fundo/RS no norte gaúcho

SINDUSCON Passo Fundo e Região requereu ao município de Passo Fundo o uso de área pública para a construção do centro.

Passo Fundo no norte do Estado, dá um passo importante no combate ao desemprego, a desqualificação profissional e a falta de oportunidade para o desenvolvimento humano e profissional.

Nesta semana, o município recebeu através da diretoria do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Passo Fundo e Região (SINDUSCON), a solicitação de concessão de uso de área pública de 5.200 mil metros quadrados para a construção de uma Escola da Construção Civil e que funcionará como um amplo complexo que irá envolver tecnologia, inovação, conhecimento de produtos e materiais, além de muita aula prática sobre o mercado da indústria da construção, especialmente da construção civil. Áreas irmanadas com o setor como carpintaria, azulejista, almoxarife, operador de grua, de jaú, dentre outras tantas profissões, serão trabalhadas na futura escola.

O Centro de Profissionalização da Mão de Obra da Construção Civil em Passo Fundo será construído em uma área pública atrás da sede do SINDUSCON, localizada no bairro Cidade Nova e terá como sua principal característica a formação humana e profissional de jovens com idade entre 15 e 20 anos. Os futuros profissionais receberão bolsas de estudo para a participação nos cursos, sem custo algum para eles e seus familiares, além de contarem com a garantia, e isso vale para os alunos que se destacarem com notas e performances, o acesso direto ao mercado de trabalho. Isso quer dizer que um aluno bem avaliado na escola, terá emprego garantido em uma das mais de 90 empresas associadas do SINDUSCON.

“Estamos dando um passo gigante na região porque estamos prospectando nosso mercado e preparando o cenário para os próximos 50 anos. Estamos saindo na frente no norte gaúcho e vamos mostrar que o nosso setor é onde as coisas acontecem e as oportunidades surgem, basta querer, se preparar e acreditar,” afirma Cristiano Basso, presidente do SINDUSCON Passo Fundo e Região.

Com a Escola da Construção Civil, o Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário irá mudar a região norte de patamar, algo que será sentido em um prazo de no máximo 10 anos. “Essa nossa iniciativa é talvez a mais ousada da nossa entidade, após o feito de termos construído a maior sede própria de SINDUSCONs do Brasil, essa que temos aqui no Cidade Nova. Com isso, vimos que com planejamento é possível, e agora, com o problema que todos estamos enfrentando de escassez cada vez maior de profissionais em praticamente todas as áreas, vamos movimentar o mercado de emprego e fortalecermos a indústria da construção para as próximas gerações. Esse será o nosso legado,” salienta Cristiano.

Sobre a concessão

Alguns dos critérios do termo é que a concessão de uso estará vinculada ao Centro de Profissionalização da Mão de Obra da Construção Civil, com cursos gratuitos para a capacitação para o trabalho, com a existência de bolsas para estímulo à formação, capacitação para o trabalho que é uma das grandes necessidades atuais, além de atuar em sintonia com a Escola das Profissões do Município de Passo Fundo em prol da capacitação para o trabalho. Por se enquadrar no conceito de equipamento comunitário, nos termos fixados pelo Ministério das Cidades.

Sobre o SINDUSCON Passo Fundo e Região

O Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Passo Fundo teve origem na Associação das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Passo Fundo, fundada em 22 de julho de 1981, fruto da necessidade coletiva de organizar os segmentos que agrega. O SINDUSCON é uma entidade de representação, auto-sustentável, comprometida com o desenvolvimento do setor da construção e do mobiliário e com a economia regional através de ações políticas, sociais, educacionais, tecnológicas e de negócios, respaldada em sua imagem forte.

Hoje, o sindicato conta em sua extensão de base territorial com 30 municípios no norte gaúcho, são eles: Carazinho, Caseiros, Charrua, Ciríaco, Coqueiros do Sul, Coxilha, David Canabarro, Ernestina, Gentil, Getúlio Vargas, Ibiaçá, Ipiranga do Sul, Lagoa dos Três Cantos, Marau, Mato Castelhano, Montauri, Muliterno, Nicolau Vergueiro, Nova Alvorada, Passo Fundo, Pontão, Quatro Irmãos, Santa Cecília do Sul, Santo Antônio do Palma, Santo Antônio do Planalto, São Domingos do Sul, Sarandi, Sertão, Vanini e Vila Lângaro.

Galeria de Imagens da Notícia