ORIGEM DO SINDUSCON

O Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Passo Fundo teve origem na Associação das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Passo Fundo. Fundada em 22 de julho de 1981, fruto da necessidade coletiva de organizar os segmentos que agrega.

A ideia surgiu de uma articulação entre o empresário Eduardo Mattevi e o sindicalista Edson Freitas (presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Passo Fundo), os quais sentiram a necessidade de desenvolver em Passo Fundo a melhoria das relações empregado/empregador.

LIDERANÇA

Foram mobilizados os empresários destes setores e a ideia prosperou, transformando-se em uma verdadeira bandeira de luta dos empresários da construção e do mobiliário, até então subordinados às decisões do sindicato sediado na capital do estado, o qual operava em dissonância com a realidade local e regional.

Uma grande movimentação foi realizada junto às forças políticas nas esferas locais, estadual e nacional, demonstrando a necessidade de criação de um sindicato voltado ao interior, até então abandonado. A percepção de que possuíamos todas as condições para nos tornarmos autônomos, e que essa autonomia se traduziria num encontro de interesses e benefícios recíprocos para empregados e empregadores foi fundamental para a luta em prol dos interesses e necessidades de nossa região.

OUTORGA DA CARTA SINDICAL

Após anos de obstinado trabalho individual e coletivo foi atingido o objetivo maior, ou seja, agregar o segmento produtivo da construção e do mobiliário. Esta união permitiu que em 21 de março de 1986 nos fosse outorgada pelo Ministro do Trabalho a CARTA SINDICAL DO SINDUSCON Passo Fundo.

PRIMEIRO CUB DO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL

Marco importante para a nossa entidade foi a apuração do cálculo do CUB – Custo Unitário Básico da Construção -, pela primeira vez no interior do estado. Adequando-se às normas regulamentadoras oficiais, empreenderam-se as primeiras pesquisas que apontaram o índice que se transformou em referência, não só para o setor da construção, mas também para um grande número de negócios, tal a sua fidelidade e credibilidade.

PRIMEIRAS LUTAS

Como primeira grande luta, a nova organização sindical foi em busca da interiorização dos recursos para financiamentos habitacionais. Com grande entusiasmo e movimentação política foram contatados os altos escalões da entidade de crédito estatal a fim de destinar volumes de recursos para atender as nossas necessidades.

A partir dessa nova postura, o volume de negócios evoluiu de tal forma que transformou a nossa geografia urbana e caracterizou Passo Fundo como uma das praças de menor índice de inadimplência do Brasil.

A EXTENSÃO DA BASE TERRITORIAL

Três décadas após a sua criação, o SINDUSCON consolida-se como uma das mais importantes entidades de classe do norte gaúcho. Com cerca de 100 associados o sindicato passa a contar além de PASSO FUNDO, com os municípios de MARAU, CARAZINHO e SARANDI em sua base territorial.

Para o SINDUSCON força e competência são nossas marcas. Por isto, o trabalho incansável e consistente realizado em toda nossa trajetória foi contemplado com o reconhecimento do Ministério do Trabalho, através do Secretário de Relações do Trabalho, que no uso de suas atribuições legais, concedeu o aumento da extensão da base territorial, incluindo 30 municípios a área de atuação do SINDUSCON.

São eles: CARAZINHO, CASEIROS, CHARRUA, CIRÍACO, COQUEIROS DO SUL, COXILHA, DAVID CANABARRO, ERNESTINA, GENTIL, GETÚLIO VARGAS, IBIAÇÁ, IPIRANGA DO SUL, LAGOA DOS TRÊS CANTOS, MARAU, MATO CASTELHANO, MONTAURI, MULITERNO, NICOLAU VERGUEIRO, NOVA ALVORADA, PASSO FUNDO, PONTÃO, QUATRO IRMÃOS, SANTA CECÍLIA DO SUL, SANTO ANTÔNIO DO PALMA, SANTO ANTÔNIO DO PLANALTO, SÃO DOMINGOS DO SUL, SARANDI, SERTÃO, VANINI E VILA LÂNGARO.